Históricamente o NBA
All-Star Weeknd sempre foi um evento para celebrar e mostrar os melhores
talentos da NBA jogando juntos, disputando arremessos de 3 pontos e
enterradas. Um jogo de exibição onde os melhores jogadores disputavam
para mostrar quem era o melhor, qual dos times tinha mais
talento, quem seria o vencedor e MVP.
O primeiro All-Star Game aconteceu em Boston, quando executivos da liga se juntaram em uma reunião na esperança de desviar a atenção do público após uma grande polêmica que havia acontecido no basquete universitário. O leste venceu esse jogo, e assim lidera o confronto historicamente.
O All-Star Game continuou como um evento de exibição no meio da temporada, adicionando algumas disputas, como torneio de habilidades, disputa dos 3 pontos e o torneio de enterradas.
Se a receita continua a mesma então o que de fato mudou?
A defesa inexistente e o medo de lesões
Eu nem me lembro da última vez que eu assisti um jogo do All-Star Game inteiro, na verdade me lembro sim, foi na despedida de Kobe Bryant do evento, e mesmo assim foi um pouco difícil de acompanhar, já que a rivalidade já estava se esfriando nessa época.
Eu desisti de vez do All-Star Game quando Giannis Antetokounmpo partiu para enterrada e Stephen Curry simplesmente deitou na quadra, ali eu decidi nunca mais acompanhar um jogo desses.
Mas se isso é um jogo de exibição por que esperamos tanto disso? Acho que tem haver com os lendários jogos que já foram disputados, se você é mais velho vai se lembrar do lendário All-Star Game de 1992, ou dos jogos em que Michael Jordan rivalizava Charles Barkley, Jonh Stockton e Karl Malone. Ou os All-Star Game de Kobe Bryant vs Michael Jordan, Kobe vs Iverson, Carter, Stephon Marbury destruindo em 2001 no finalzinho.
Ou o de 2006 que tal? Com Tracy McGrady destruindo mas perdendo para LeBron James e Dwyane Wade.
Photo by Andrew D. Bernstein/NBAE via Getty Images
Naquela época os jogadores queriam estar lá, queriam rivalizar e vencer, era um jogo pegado, defensivo e super ofensivo graças a grandes nomes e jogadas lendárias.
O que vemos hoje em dia não tem nenhum traço do que esse evento já foi, as estrelas simplesmente parecem não querer estarem lá, não participam mais do Slam Dunk Contest, não querem vencer os outros jogadores no x1.
Existem pessoas que acreditam que os jogadores não se esforçam mais na defesa com medo de se lesionarem e acabar perdendo jogos pelos seus respectivos times, isso é um ponto questionável, tivemos alguns episódios, que eu me lembro de 2, Kobe se lesionando em uma disputa com Wade e Paul George em 2014. Mesmo assim são raros os episódios de lesões.
O que poderia ser feito?
Se é pra ser um jogo de exibição, por que não fazer logo um rachão, 5x5, 3x3, 1x1? Diminuir o tempo de jogo, ao invés de um jogo tradicional, que tal um jogo de habilidades, estilo basquete de rua? Que tal um jogo até 21 pontos? Misturar jogadores estrelas com novatos, conferências, inovar.
Se a receita não agrada mais por que continuar insistindo em algo que não funciona, que não prende a atenção? Eu realmente espero que isso mude, pra mim esse evento não passa de um tédio total, e conheço muito fã de basquete por aí que acha o mesmo.
E você, acha que o All-Star Game está ruim também, e se acha, o que você mudaria?
Disto isto, fique com os melhores momentos do All-Star Game de 2001.